Prof. Patricia Rieken Macêdo Rocco Voltar
Prof. Patricia Rieken Macêdo Rocco obteve o seu diploma de médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1987.

Concluiu o Mestrado em Ciências (1992) e Doutorado em Fisiologia (1995), no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1992, ingressou por concurso na Universidade Federal do Rio de Janeiro como Professora Assistente de Fisiologia, tornando-se Professora Adjunta em 1995, Professora Associada em 2008 e Professora Titular em 2010. A Prof. Rocco é Chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar e coordena uma equipe com 42 pessoas, incluindo pós-doutores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos.

A Prof. Rocco é uma pesquisadora brasileira reconhecida no Brasil e no exterior por suas importantes descobertas relacionadas a estratégias terapêuticas para doenças respiratórias. Nesse contexto, contribuiu com o entendimento da fisiopatologia e dos mecanismos de reparo e remodelamento na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, Asma, Silicose e Enfisema. Autora e co-autora de mais de 120 publicações em revistas de impacto internacional, Prof. Rocco publicou um livro e 65 capítulos de livro, associados à fisiopatologia e fisiologia pulmonar. Suas publicações foram destacadas em editoriais publicados no Critical Care Medicine e Anesthesiology.

A Prof. Rocco foi editora associada da revista “Intensive Care Medicine” (2010-2013). No momento, ela é editora-chefe do Pulmão RJ e editora associada do Clinics. Atua em diversas Sociedades Científicas no Brasil (Sociedade Brasileira de Fisiologia e Associação Brasileira de Terapia Celular) e no exterior (European Respiratory Society e European Society of Anesthesiology). Consultora ad hoc de diversas agências de fomento: CNPq, FAPERJ, FACEPE, FAPEMIG, FAPESC, CAPES, FAPESP.

Além disso participa do comitê para avaliação de projetos na “International Research Program in Regenerative Medicine/Spanish Ministry of Science and Innovation”, “The Catalan Agency for Health Technology Assessment and Research (CAHTA)”, e Health Research Board (HRB) and Science Foundation Ireland (SFI).

No Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (Federal Universidade do Rio de Janeiro), a Prof. Rocco desempenhou diversas funções administrativas: Chefe do Programa de Terapia Celular e Bioengenharia (2008-2011) e Coordenadora dos Cursos de Graduação (1998-2001) e Pós-graduação em Fisiologia (2005-2008).

É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências, Cientista do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) desde 2004 e Pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ela foi homenageada como o melhor cientista do Rio de Janeiro (FAPERJ) em 2010 e também recebeu prêmios importantes tais como: Prêmio Jovem Investigador (Jacques Bulcão) em 1993 (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e Antonio Luiz Viana em 1995 e 1998 (melhor jovem cientista na Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os resumos de seu grupo foram premiados em diversos eventos nacionais e internacionais. Em paralelo com sua carreira de pesquisadora, a Prof. Rocco realiza intensa atividade acadêmica ministrando aulas para alunos da graduação e pós-graduação.

Ela já orientou mais de quarenta estudantes de pós-graduação. Diversos ex-alunos do Prof. Rocco são atualmente professores de Fisiologia ou clínicos em Hospitais e Universidades em todo o Brasil. Nos últimos anos a Prof. Rocco proferiu mais de 180 palestras em eventos no Brasil e no exterior além de conferências na Universidade de Gênova, Universidade de Insubria, Universidade de Toronto, Universidade de Dresden e Universidade de Uppsalla.

Currículo Lattes